sábado, 4 de junho de 2011

Ética da Convicção x Ética da Responsabilidade

     Segundo o doutrinador Max Weber, a ética tem duas vertentes: a ética da convicção e a ética da responsabilidade.
   
     A ética da convicção condiz aos princípios inerentes de cada indivíduo, e podemos traduzir como um ato exógeno, de dentro para fora, que o ser humano crer, acredita, seja em valores, seja politicamente (ideais), seja religiosamente. Manifesta-se nas situações da seguinte forma: independente do resultado, seja uma benesse ou um malefício, a pessoa sempre deixará prevalecer os seus princípios, até muitas vezes não mensurando a própria situação.
     

     Na ética da responsabilidade, as atitudes são baseadas com mais "coerência", prevendo as consequências do resultado, buscando um posicionamento favorável, preocupando-se em atender a maior quantidade possível de interesses, inclusive do próprio agente da ação. Uma ética "maquiavélica", os fins justificam os meios, utilitarismo entrelaçado à finalidade.
     

     Um exemplo que tipifica as duas éticas é uma adolescente grávida, que deseja o aborto. De um lado está a mãe, uma "cristã assídua", que logo impõe os princípios católicos, nos quais está a preservação da vida, e consequente, contrária ao aborto. Do outro está o pai, pensando na filha, nos resultados que provocará a maternidade na filha, na "futuro" dela, da precocidade da maternidade, então coloca tudo numa balança, e conclui que a melhor opção é o aborto. A mãe representa a Ética da Convicção, e o pai a Ética da Responsabilidade.

2 comentários:

  1. Isso se chama trade-off na Economia, esta situação conflitante.
    Pelo visto você não conhece muito sobre princípios bíblicos, porque pelo que parece você não conhece como funciona de fato. A ética tem muito mais a ver com as coisas ensinadas por Jesus do que só uma teoria. Eu estudo a ética assim como estudo a Bíblia, e elas estão tão próximas quanto parecem. Quero conversar com você sobre isso com mai detalhes, então por favor, me envie um e-mail para mantermos esta conversa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir